O que são produtos cruelty free e como identificá-los?

4 minutos para ler

Testes em animais ainda são realizados em algumas empresas do setor de cosméticos. No entanto, já existem várias alternativas a essas experiências e, cada vez mais, os consumidores buscam marcas que trabalham com ética e responsabilidade. Por isso, queremos saber: você sabe o que são produtos cruelty free?

Para ajudar a solucionar essa dúvida tão comum, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Boa leitura!

O que são produtos cruelty free?

Em português, o termo cruelty free significa livre de crueldade. Ele aparece em embalagens de produtos que foram desenvolvidos sem a realização de testes em animais em nenhuma etapa de produção.

É importante destacar esse ponto porque algumas empresas não fazem testes nos produtos finais, mas eles podem ter em sua composição algum ingrediente que passou por experimentos em cobaias.

A certificação que os cosméticos cruelty free recebem é um compromisso, mostrando que a marca representa políticas respeitosas e sustentáveis para os animais. Esse comprometimento também reflete visão e valores conscientes com o bem-estar animal.

Como identificar produtos cruelty free?

Uma das formas de ter certeza da qualidade dos produtos e da atuação ética da empresa é observar os selos presentes nas embalagens dos produtos. Existem muitas organizações que fornecem esses símbolos.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), por exemplo, concede selos aos itens que não foram testados em animais em nenhuma etapa de produção. Além disso, eles não podem ter nenhum ingrediente de origem animal.

Outra maneira de entender se a marca é livre de crueldade é por meio do site. Você pode, ainda, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para checar se a empresa afirma não realizar testes em animais.

Qual a diferença entre produtos veganos e cruelty free?

Algumas certificações garantem que o cosmético é cruelty free, mas isso não quer dizer que o produto seja vegano.

Para ele ser considerado como tal, é preciso que a marca não utilize ingredientes de origem animal no cosmético, como seda, colágeno, carmim, entre outros. Além disso, ela e sua empresa-mãe ou qualquer outra companhia relacionada não devem realizar testes em animais. Isso significa que uma empresa cruelty free não é necessariamente vegana, mas uma marca vegana é livre de crueldade.

Outro ponto importante é que uma empresa vegana não tem a obrigação de ser orgânica, pois ela pode utilizar ingredientes sintéticos. É o que acontece quando os fabricantes substituem a cera de abelha, por exemplo, por vaselina ou parafina — substâncias não biodegradáveis e derivadas do petróleo. Portanto, tenha atenção aos rótulos!

A Bee Orgânica é uma empresa cruelty free?

A Bee Orgânica é um e-commerce de produtos naturais, orgânicos e sustentáveis, e um diferencial que nós oferecemos são os produtos voltados para os pets. Nosso projeto valoriza a cadeia sustentável, o que nos leva a buscar itens de marcas que não agridam a natureza nem os animais.

Não somos adeptos dos testes em animais e temos o cuidado de conhecer e estudar as empresas que se tornam parceiras. A gente acredita em um planeta melhor, mais consciente, com produtos que respeitam os animais, as pessoas e o meio ambiente — ou seja, que fazem bem ao corpo e à alma.

Agora que você entendeu o que são produtos cruelty free, pode optar por marcas que não realizam esses experimentos — o que significa não financiar a exploração animal. Assim, você incentiva que as empresas parem com essa prática e pesquisem novas formas de avaliar os efeitos dos componentes dos cosméticos no ser humano.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer adquirir produtos orgânicos e cruelty free? Então, acesse nosso site e confira!

Posts relacionados

Deixe um comentário