O que é skin food? Descubra agora mesmo com estas 6 receitas

6 minutos para ler

Já pensou em comer esfoliante para a pele? Ou hidratante corporal? Embora existam alguns cosméticos com cheirinhos de frutas e doces irresistíveis, não estamos falando desse tipo de produto. A gente se refere ao que tem na sua despensa, na sua fruteira e na sua geladeira. A propósito, você sabe o que é skin food?

A ideia por trás desse termo é que tudo o que a derme precisa para se manter saudável esteja presente nos alimentos. Sendo assim, nada é melhor que utilizar esses ingredientes naturais na rotina de beleza.

Que tal aprender mais sobre essa prática que virou tendência entre quem se preocupa com a natureza e a saúde? Continue a leitura, pois contamos tudo para você nas próximas linhas!

Entenda o que é skin food e seus benefícios

Sabe aquela receitinha que a vovó fazia com ingredientes da cozinha para conseguir uma “pele de pêssego”? Pois bem, a sua avó já era adepta do skin food sem saber. A tradução ao pé da letra de skin food é “alimento para a pele”, e é realmente isso o que o conceito quer dizer.

Diversos nutrientes e outros elementos dos quais a cútis precisa para se manter saudável são encontrados nos alimentos. A vitamina A, por exemplo, está na cenoura e ajuda na renovação das células. Já o mel auxilia no tratamento da acne, por ser um ótimo cicatrizante e bactericida.

Muitas marcas estão de olho nessa tendência e vêm lançando produtos com esse pensamento. Em vez de óleos minerais e produtos químicos, utilizam ingredientes naturais. Uma das vantagens é que são hipoalergênicos. A menos que você tenha alergia a algum alimento, como leite e ovo, a comida não vai causar mal algum à sua pele.

Depois, você tem a garantia de passar algo natural, que não se acumula na sua derme e não dá nenhum problema ao longo do tempo. Por último, mas não menos importante, você ajuda a natureza, já que não vai poluir o meio ambiente com substâncias químicas.

Confira receitas caseiras para cuidar da pele

Quando se entende o que é skin food na prática, fica fácil perceber que não é preciso investir em cremes caros e ultratecnológicos para ter uma pele bonita e saudável. É possível conseguir a cútis dos sonhos com ingredientes que você tem em casa. A seguir, confira seis receitas incríveis para a sua pele.

1. Máscara de iogurte e ovo

Essa máscara é excelente para peles mais secas. Por isso, também pode ser usada nas partes ressecadas de quem tem a pele mista. Nesse caso, para não haver desperdício, basta fazer metade da receita.

Em uma tigelinha, acrescente 200 ml de iogurte natural sem açúcar, uma gema de ovo e uma colher de chá de mel. Misture bem os ingredientes até homogeneizar. Em seguida, aplique no rosto limpo e seco, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna.

2. Máscara de café

A máscara de café promove uma leve esfoliação, processo em que há a remoção das células mortas e a renovação da pele. É ótima para tratar espinhas e amenizar manchas. A cafeína é um poderoso estimulante e ativador da circulação sanguínea, o que ajuda a levar mais oxigênio e nutrientes para a derme.

Misture duas colheres de sopa de borra de café com uma colher de sopa de leite integral, até virar uma pastinha, e aplique no rosto já higienizado. Faça movimentos circulares, mas com delicadeza e sem esfregar. Deixe por 20 minutos e enxágue com água fria ou gelada.

3. Máscara de ovo

Passar ovos no rosto? Pois é! Esse alimento contém nutrientes importantes para a pele. A gema oferece lipídeos que nutrem a derme mais ressecada, deixando-a mais macia e sedosa. Já a clara é responsável pelo efeito “tensor”, que dá firmeza à pele e fecha os poros.

Para fazer essa máscara, basta misturar a clara e a gema de um ovo com a ajuda de um garfo e aplicar sobre o rosto limpo e seco. Deixe na pele até que seque e você sinta repuxar. Enxágue em seguida com água em temperatura ambiente.

4. Máscara para pele oleosa

Engana-se quem acha que a pele oleosa não necessita de cuidados. Até mesmo ela precisa de uma boa hidratação, mas com nutrientes que ajudem a equilibrá-la. A maçã tem ação adstringente, isto é, remove o excesso de oleosidade. Por isso, a fruta é a estrela dessa máscara.

Bata meia maçã com duas cápsulas de levedo de cerveja e um pouco de água. Aplique essa mistura no rosto já limpo e seco, deixe por 20 minutos e remova com água fria. Você sentirá a sua pele sequinha por mais tempo.

5. Máscara de banana e mel

Sabe aquela máscara curinga, que serve para todos os tipos de pele? Olha ela aqui! A banana contém muitas vitaminas e minerais de que a derme precisa. Portanto, é uma ótima ideia utilizá-la na hidratação do rosto.

Para fazer o tratamento, basta amassar uma banana e misturar uma colher de sopa de mel até obter uma pastinha. Com o rosto limpo e seco, aplique a máscara e deixe agir por 10 minutos, aproximadamente. A partir daí, é só enxaguar com água em temperatura ambiente e usufruir de uma pele mais hidratada e bonita.

6. Máscara de óleo de coco

O óleo de coco é o queridinho de muita gente que tem um estilo de vida saudável, e isso não é à toa. Ele tem múltiplas funções na culinária e na nossa saúde. Quando o assunto é beleza, ele pode ser usado nos cabelos, nas unhas e na pele.

Quem tem a pele seca pode usufruir de uma máscara de óleo de coco, aplicando o produto no rosto limpo e seco e deixando por alguns minutos. Depois, basta enxaguar com água ou remover com sabonete especial para o tipo de pele, como você preferir.

A dica bônus aqui é usar o óleo de coco como demaquilante. Isso mesmo! Ele consegue retirar até maquiagem à prova d’água. Você pode aplicá-lo com um algodão ou esfregar diretamente no rosto. A make parece derreter, então é só usar o sabonete facial e prosseguir com a sua rotina de beleza.

Pronto! Agora você entendeu direitinho o que é skin food, a partir de receitas simples com ingredientes que temos na nossa despensa. Vale lembrar que se faltar disposição para fazer as máscaras caseiras que nós ensinamos, os cosméticos orgânicos estão aí para ajudar na sua rotina de cuidados com a pele.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais. Assim, seus amigos também saberão o que é skin food e poderão ter uma pele incrível!

Posts relacionados

Deixe um comentário